Neon Verdadeiro
Paracheirodon Innesi
-
Characidae
Bacia Amazônica
É um peixe pequeno nativo de rios com águas ácidas, moles e escuras. Seu corpo tem um padrão de cores muito chamativa. A parte “superior” do animal apresenta uma cor azulada, e as “inferiores” cor mais clara até metade do corpo, daí segue-se uma cor vermelha até a cauda. Como a maioria dos caracídeos é um peixe de cardume, todos estão sempre atentos e a comunicação entre os indivíduos do grupo é fácil.
Pacífico, peixes de cardume.
Meio do Aquário
5.5 a 6.8
-
-
24 a 28 ºC
4 cm
Onívoro. Em cativeiro devem ser alimentados com ração em flocos e alimentos vivos. É recomendado variações na dieta para um melhor desenvolvimento do animal, garantindo a saúde e sua bela coloração.
Ovíparo. Reproduzem-se em águas ácidas, moles e escuras. Os ovos são sensíveis à luz.
A fêmea é um pouco maior que o macho que apresenta a linha azul reta, enquanto na fêmea a linha é “curvada”.
É um animal pequeno, portanto não deve ser mantido com peixes maiores ou agressivos que possam se alimentar deles. São ideais para aquários plantados, onde gostam de “passear” dentre a vegetação e sua coloração garante um bom contraste com o verde das plantas.
| |
Tetra Glowlight
Hemigrammus erythrozonus
Glowlight tetra
Characidae
América do Sul (da Venezuela às Guianas)
Seu nome se deve a seu corpo transparente com uma faixa que vai do amarelo ao vermelho intenso quase que parece luminescente, peixe muito bonito e resistente, porém necessita estar bem adaptado ao aquário para exibir todas suas cores.
São bastante pacíficos, nunca importunam outros peixes. Devem sempre ser mantidos em cardume de no mínimo 4 indivíduos, quantos mais melhor, obedecendo os limites do aquário.
Todo o Aquário
6.4 a 6.8
1 a 2
1 a 3
26 a 28 ºC
3 cm
Onívoro. Aceita ração em granulosos, flocos e alimentos vivos como dáfnias, artémias e enquitreas. Os adultos também podem comer náuplios de artêmia. Alimentam-se à meia água.
Ovíparos. Sua reprodução não ocorre com facilidade. Alguns criadores recriam estações de seca(estiagem) e de chuva, quando os peixes desovam na natureza, mas no geral, deve-se separar um cardume, que receberá uma alimentação reforçada, num aquário com pH ácido, água mole, temperatura de 28ºC e o mínimo possível de luz. Com sorte, a desova ocorrerá, os pais devem ser retirados. Nos primeiros dias, os alevinos devem ser alimentados com infusórios, depois quando tiverem tamanho suficiente, náuplios de artêmia.
A identificação só é possível quando os peixes já estão maduros, pois assim as fêmeas ficam com a barriga mais volumosa devido aos ovos.
Peixe muito procurado para aquários plantados onde formam cardumes ordenados que trazem um belo efeito.
|
Olá
Apresento-vos o "Jurassic" (aquário comunitário), com algumas dicas que podem ajudar iniciantes neste maravilhoso mundo da aquáriofilia
Os meus conselhos são baseados não em sabedoria, mas na minha experiência e em experiências que acompanho.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Néons
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário