A escolha do Aquário
Para não cometerem a asneira de comprar um aquário que em pouco tempo vai deixar de vos agradar/servir, pesquisem em vários locais/sites (preços, tamanhos, modelos, etc), para que a escolha seja a mais sensata.
O bom senso normalmente diz-nos para seguir o rumo mais económico, mais muitas das vezes isso acaba por ficar caro.
Muitos "fabricantes artesanais" vendem aquários a preços de feira, mas muitas das vezes estes aquários acabam por nos trazer surpresas muito desagradáveis como por exemplo fugas/inundações de água que podem trazer muitos trabalhos e grandes despesas; calhas de iluminação artesanais que acabam por queimar ou derreter.
Assim, recomendo um aquário que não seja grande demais, para não termos grandes despesas com água, aquecimento, manutenção, mas que não seja muito pequeno, pois quanto maior for o aquário, mais fácil será manter o equilíbrio da água e maior é a margem de manobra para a fauna/flora.
Entre os 150 e os 250 litros, dependendo sempre do local onde o vamos montar, penso que será o volume ideal.
Este foi o meu melhor negócio: Jebo R210
216 litros (panorâmico) Dimesões 1035x450x595
A tampa tem muitas vantagens. Permite uma temperatura mais estável de Inverno e no verão podemos deixá-la aberta. É também o local ideal para ficarem as calhas de iluminação. Para além disso, há várias espécies de peixes que gostam de saltar fora da água e assim evitamos esse problema.
O Jebo R210 já traz tampa e iluminação de origem T8 2x30W, 1x25W, com fusível de segurança.